Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

http://asmontanhasqueosratosvaoparindo.blogs.sapo.pt

http://asmontanhasqueosratosvaoparindo.blogs.sapo.pt

EIS AS MONTANHAS QUE OS RATOS VÃO PARINDO

por muito pequenos que pareçam ser... NOTA - ESTE BLOG JAMAIS SERVIRÁ CAFÉS! ACABO DE DESCOBRIR QUE OS DOWNLOADS SE PAGAM CAROS...

APOGEU POÉTICO AVL (1º Lugar)

28.09.16 | Maria João Brito de Sousa

solidao criativa.jpg

 

Patrono: Manuel Maria Barbosa du Bocage
Académica: Maria João Brito de Sousa
Cadeira: 06.
Apogeu Poético - Clássico - 03

 

SOLIDÃO*

 

Nenhum rei será mais rico,
nem nenhum "senhor do mundo"
foi mais alto, ou foi mais fundo
do que eu vou, quando em mim fico
se, com sorte, gratifico
um leitor que, eu sei, confundo,
nas rimas com que o inundo,
nos excessos que critico,
ou se, em excesso, frutifico
nalgum verso mais fecundo...

 

Está na minha natureza,
tanta e tão estranha Paixão
e é na mesma condição
- porquanto a ela estou presa... -,
que, sozinha, como à mesa
e procedo à digestão
do que Mente e Coração
vão sorvendo, sem surpresa;
polpa e sumo, na riqueza
desta infinda (Re)feição

 

Que mata a "fome de cão"
que cresce e que rói por dentro...
Porém, dela é que eu sustento
Verdade e Contradição,
por ser, minha Solidão,
meu maior contentamento,
meu sempiterno Alimento,
fornalha onde eu cozo o Pão
e onde a luz da Criação
beija a Mão com que a exp`rimento...

 

 

Maria João Brito de Sousa - 04.09.2016 - 15.21h

 

 

NOTA* - Refiro-me à Solidão Criativa, esse tempo de interioridade que é essencial a todo o poeta, não ao abandono.

 

Imagem retirada do Google

2 comentários

Comentar post